Dr. Pedro Henrique

Profissional especializado em Urologia Minimamente Invasiva e Laparoscopia.

One Clinic – The Office
Av Mário Ypiranga nº 315 sala 1404
(92) 3231-1354 / 99351-5600

Mais Clínica – Cristal Tower
Av. Jor. Umberto Calderaro 455 Sala 201
(92) 99100-4500 / 3532-0535

Cirurgia Robótica para Câncer de Próstata. Vantagens e desvantagens?

Ao contrário de modismos na Medicina, que surgem e desaparecem rápido, o robô cirúrgico é um recurso tecnológico que veio para ficar, amplamente testado em sua segurança e eficácia ao longo dos últimos 20 anos. Desde o seu lançamento no mercado americano em 1999, a tecnologia robótica vem se expandindo pelo globo e é aceita hoje como padrão-ouro (ou seja, como melhor método) para tratamento de muitos tumores urológicos, sobretudo do câncer de próstata.

Por que fala-se tanto em robô para próstata e não para outros órgãos?

Primeiro, porque o câncer de próstata é o câncer visceral mais comum em homens com mais de 40 anos. Em segundo lugar, porque a cirurgia para câncer de próstata apresenta um desafio principal a mais: o órgão deve ser retirado por inteiro, mas preservando-se o máximo possível duas estruturas fundamentais: 1. os nervos da ereção que estão em contato direto com a próstata; 2. o músculo que nos possibilita segurar a urina.

Nos anos 80, quando surgiu a prostatectomia a céu aberto para o câncer de próstata, era comum os pacientes usarem fraldas por perda de urina grave após a cirurgia, bem como ficarem sem a capacidade de obter ereções satisfatórias.

Atualmente, estes problemas ainda podem ocorrer sim, pois não dependem apenas da técnica cirúrgica, mas de determinadas características do paciente (idade, peso, presença de doenças como o diabetes), do câncer e da cicatrização após a cirurgia. Mas a realidade é que se tornaram bem menos frequentes e de menor duração. Em outras palavras, a qualidade de vida após as modernas cirurgias robóticas é sim melhor do que antes e um número maior de pacientes ficam potentes e continentes após a cirurgia. Isto está comprovado na literatura médica.

Antes de indicar a cirurgia robótica, o cirurgião urológico habilitado nesta tecnologia apresenta o método ao seu paciente, esclarecendo dúvidas, mostrando fotos e vídeos, falando dos riscos e dos benefícios.

Quais as desvantagens?

A principal desvantagem é a indisponibilidade em muitos locais e o custo da tecnologia robótica.

Muitas vezes o paciente necessita viajar para algum centro de referência para realizar a cirurgia.

Moro na cidade de Manaus e quero fazer cirurgia robótica. Como faço?

Em Manaus, inexiste o robô cirúrgico. Durante os procedimentos diagnósticos para o câncer de próstata, normalmente surge um relação mútua de confiança e empatia com nossos pacientes, que muitas vezes não queriam viajar para consultar ou operar com outro médico que não conheciam.

Por este motivo, através de algumas parceiras com grandes hospitais (Sírio Libanês e Nove de Julho) e equipes cirúrgicas capacitadas em São Paulo, temos oferecido a possibilidade de operarmos os nossos pacientes em São Paulo e posteriormente fazermos o acompanhamento aqui em Manaus.

Operando com robô, tenho mais chance de ficar curado de câncer de próstata?

Não. Os resultados oncológicos da cirurgia robótica são os mesmos da cirurgia a céu aberto.

Além da impotência e da continência, há outras vantagens da cirurgia robótica?

Sim, normalmente a recuperação é mais rápida, a dor no pós-operatória é menor, o resultado estético é superior, o tempo de hospitalização é mais curto e o retorno às atividades laborativas mais precoce.

Post a Comment